É indispensável para a vitalidade e desenvolvimento da Congregação uma autêntica formação espiritual, cultural e apostólica. Essa formação tem sempre por base os princípios evangélicos.

A formação está dividida em duas partes. A primeira parte chamada de “Formação Inicial” e a segunda parte chamada de “Formação Permanente”.

Formação inicial

Compreende as seguintes etapas:

  1. Pré-postulantado: etapa de formação inicial, prévia a entrada a admissão na Congregação;
  2. Postulantado: período de formação inicial onde se procura amadurecer a vocação à vida religiosa;
  3. Noviciado: marca o início da vida da vocacionada na Congregação. O noviciado inicia-se com uma cerimônia simples, onde as vocacionadas manifestam o desejo de se consagrarem. Terminado o tempo do noviciado as vocacionadas fazem os votos temporários.
  4. Juniorato: é o período dos votos temporários, onde há o aprofundamento na formação do carisma humano, religioso, cultural e técnico. Tem duração de cinco anos.
  5. Profissão perpétua: após o período de juniorato a vocacionada faz os votos perpétuos, completando as etapas da formação inicial.
Formação Permanente

Após a formação inicial e a profissão dos votos perpétuos inicia-se a formação permanente. A religiosa consagrada não termina sua formação com os votos. Ela deve buscar sempre aperfeiçoar e crescer em todas as dimensões, sobretudo na vida espiritual, humana, teológica, bíblica e cultural. Essa formação estende-se por toda a vida.